saúde

Apae de Santa Maria vai receber veículo adaptado

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Erasmo Salomão (Divulgação)
Van foi adquirida pelo Ministério Saúde para deslocamento de pacientes atendidos no CER II

Santa Maria é uma das cinco cidades do Rio Grande do Sul que receberão, do Ministério da Saúde, carros adaptados para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, que é integrado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), será beneficiado com um dos veículos.

Além de Santa Maria, os carros serão distribuídos nas cidades de Passo Fundo, Santa Rosa, Cachoeirinha e Encantado. De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia é ampliar e promover a qualificação dos serviços de reabilitação dos atendidos e garantir o acesso da pessoa com deficiência que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade aos pontos de atenção da rede de cuidados.

SUS passa a oferecer novos tratamentos para sintomas do HPV

O veículo é adaptado com plataforma elevatória veicular, para o embarque e desembarque de usuários cadeirantes. A van também é equipada com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante, possibilitando o transporte seguro de nove usuários, sendo três cadeirantes.

- Recebemos a notícia pela Coordenação Estadual da Saúde da Pessoa com Deficiência e ficamos surpresos, mas muito felizes, por nosso serviço ter sido contemplado. É um sentimento de satisfação e gratidão. Com essa van, poderemos melhorar significativamente a qualidade das ações sociais voltadas ao atendimento dos nossos usuários, garantindo mais segurança, comodidade e agilidade - comenta Márcia Stefanello Vendruscolo, gerente de saúde da Apae Santa Maria.

Conforme a instituição, cerca de 380 pacientes são atendidos por mês, em média, no CER II. Todos os usuários que fazem parte do serviço poderão ser beneficiados com o veículo.

No final de novembro, a instituição foi contemplada com dois veículos repassados pela prefeitura de Santa Maria.

Para 2019, a Apae também deve implementar uma oficina ortopédica - com verba do Ministério da Saúde -, que servirá para confecção, adaptação e manutenção de próteses, cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção de pessoas com deficiência que já são atendidas no CER II. O projeto ainda está em fase de elaboração.

INVESTIMENTO
A distribuição dos furgões para o Estado faz parte da compra de 97 veículos adaptados, com investimento total de R$ 17,8 milhões, que vão atender a Centros Especializados em Reabilitação (CER) em 87 municípios de 23 Estados. Com isso, todos os CER habilitados no país passarão a contar com veículos adaptados. Cada van custou R$ 183,9 mil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem preencher o total de vagas, governo faz nova chamada para o Mais Médicos Anterior

Sem preencher o total de vagas, governo faz nova chamada para o Mais Médicos

SUS passa a oferecer novos tratamentos para sintomas do HPV Próximo

SUS passa a oferecer novos tratamentos para sintomas do HPV

Saúde